sábado, 22 de junho de 2013

Surge um novo governo: colaborativo e de topologia em rede.


É incrível como os governantes estão perplexos diante do que está acontecendo. Fico pasmo como eles realmente não têm a menor noção sobre o real fenômeno por trás desses eventos. Ouvi as opiniões de alguns cientistas políticos, que chegaram perto.

Então, aqui vai a resposta: O mundo hoje vive uma transição de um modelo piramidal, de topologia hierárquica, para um modelo de topologia em rede. Até então, éramos organizados por um líder alfa, que ocupava a posição mais alta da cadeia, e comandava subordinados em níveis cada vez mais baixos. Ocorre que esse modelo funcionava muito bem enquanto éramos centenas, ou milhares. Mas o mundo de hoje é de milhões e bilhões. Portanto, uma nova solução é necessária para resolver os antigos problemas. Simplesmente não tem como um modelo de topologia piramidal servir para administrar o mundo atual.

E é aí que entra a novidade. A topologia em rede significa que há troca de informações de n para n. Muitos emissores e muitos receptores. Estamos caminhando para nos tornarmos mais parecidos com abelhas, ou formigas. Talvez formigas sejam o melhor exemplo, uma vez que deixam um rastro químico por onde passam, servindo de mensagem para que as próximas que vierem saibam onde procurar alimento, onde há perigo, etc.

As formigas também trabalham por um objetivo em comum: manter o formigueiro bem administrado. Não há liderança e todos contribuem com alguma tarefa, daí o trabalho é realizado mais facilmente e os resultados usufruídos por todos.

Bem, eu conheço essa teoria há cerca de seis meses. Ela é de autoria de Pierre Levy, que previu todas essas mudanças no mundo em 1999, no seu livro "Cybercultura". Ocorre que nunca imaginei que veria isso na prática tão cedo. É o que está acontecendo agora. No Brasil. Basta olhar as imagens dos protestos filmadas dos helicópteros e ver a semelhança com formigas trilhando um caminho e deixando uma mensagem clara por onde passam. Basta ver os trabalhos que têm sido feitos por esse grupo na Internet e compartilhado nas redes sociais. Cada um aparece com uma especialidade: um é bom em computação gráfica, o outro tem uma boa locução, o outro tem facilidade em escrever, e por aí vai... Um trabalho vai sendo feito, uma pauta de reinvindicações rapidamente surge, "do nada".

Veja que todos nós sabemos instintivamente quais são os problemas, como em um inconsciente coletivo. Prontamente formatamos essas informações de forma inteligível, mas o que pra nós é tão fácil de entender, para aqueles que estão engessados no modelo piramidal causa confusão mental.

Estamos, enfim, entrando num mundo novo, numa enorme quebra de paradigma e o modelo de gestão do século passado simplesmente não serve mais. A beleza disso tudo é que estamos vendo a transição acontecer bem na frente de nossos olhos. Estamos realmente construindo algo novo. E, acreditem, é algo bem maior do que um país. É um mundo novo, onde uma nova forma de governar será a tônica.